É verdade que algumas empresas estão relutando para não usar algumas tecnologias que em grande parte são gratuitas, mas o velho medo do novo ainda assola alguns empreendedores e não é exagero dizer que não é apenas os de mais idade. É isso mesmo, existem muitos empresários jovem que ainda se sentem em terrenos instáveis com essas mídias ou mesmo por não acreditarem que possam melhorar sua presença diária na vida de seus clientes.

Mas por outro lado, temos empresas que já aderiram a ferramenta para o atendimento de seus negócios, mas cometem erros federais que não são meios de fidelizar clientes. Como qualquer outra ferramenta, o WhatsApp também precisa de alguns cuidados para que você não leve sua empresa à rejeição dos clientes por mal atendimento.

Veja abaixo alguns erros que as empresas cometem com a ferramenta:

1 – Acreditar que o WhatsApp é uma ferramenta qualquer.

Um dos erros mais grave que uma empresa pode cometer com essa ferramenta é acreditar que ela é uma ferramenta qualquer. Está mais que provado que ferramentas como o Facebook e o WhatsApp são ferramentas de interação rápida e por isso os usuários precisam de respostas rápidas ou você corre o risco de perder o cliente para os concorrentes que conseguem ser mais ágeis.

2 – Manterem em contato com dezenas de clientes através de um único aparelho de telefone.

Dependendo do tamanho do seu negócio, você precisa ter mais de uma pessoa atendendo pela ferramenta, apesar de ser um meio acessível e de baixo valor, como foi falado no item anterior, os clientes usam a ferramenta para ter agilidade no processo de contratação se sua empresa tiver apenas uma pessoa atendendo, pode negativar a imagem de sua empresa devido à demora na resposta.

3 – Usar a ferramenta só no celular

Se você não sabe, existe uma ver são online do WhatsApp para facilitar o manuseio se no caso o usuário não tiver agilidade devido ao tamanho e espaço das teclas dos smartphones. Uma boa parte das empresas acaba usando o computador devido a facilidade na digitação.

4 – Descumprir valores e promessas feitas pela ferramenta

Esse é um dos pontos cruciais que tem feito empresas perderem clientes através do WhatsApp. Para não descumprir sua palavra, alinhe os preços e promoções com o/a atendente e evite que as promessas e valores cotados pelo WhatsApp não sejam descumpridos.

5 – Escrita e fala erradas e/ou com muita gíria

O atendente precisa aderir a postura ideal para o ramo em que a empresa pertence e deve-se levar em conta também a região em que o seu público alvo está. Claro que se seu negócio é um salão de cabeleireiro de uma comunidade, a linguagem falada e escrita não deve ser tão formal. Mas salvo algumas exceções, em sua maioria, as empresas precisam manter uma postura mais formal de tratamento e fala, mantendo um nível de credibilidade e respeito com os clientes.

6 – Tratar o cliente como se fosse um amigo ou parente

Como o WhatsApp começou com a interação de pessoas próximas, algumas pessoas acabam confundindo. E se tratando de um atendimento que está representando uma empresa, o comportamento do/da atendente deve ser conforme item anterior.

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